quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Choque hipovolêmico

 O choque hipovolêmico, que é o tipo mais comum, caracteriza-se por volume intravascular diminuído. Pode ser causado por perdas hídricas internas, como na perda de sangue traumática, ou por deslocamento interno de líquido, como na desidratação grave, edema grave ou ascite. A diminuição do volume de sangue resulta em redução do retorno venoso e diminuição subsequente do enchimento ventricular, diminuição do volume sistólico e do débito cardíaco e hipoperfusão tissular.

 Considerações gerontológicas:

No cliente idoso, desidratação pode causar choque hipovolêmico.

 Manifestações clínicas: 

• Queda da pressão venosa, elevação da resistência periférica, taquicardia

 • Pele fria e úmida, palidez, sede e sudorese

 • Alteração do sensório, oligúria, acidose metabólica e taquipneia 

• Critério mais confiável: nível de pressão arterial (PA).

 Manejo clínico: 

As metas do tratamento consistem em restaurar o volume intravascular, redistribuir o volume de líquido e corrigir a causa subjacente o mais rapidamente possível. Se o cliente apresentar hemorragia, o sangramento é interrompido pela aplicação de pressão ou por cirurgia. A diarreia e os vômitos são tratados com medicamentos.

 Reposição de líquido e sangue: 

• Pelo menos dois acessos venosos de grande calibre são obtidos para a administração de líquidos, medicamentos e sangue. Se não for possível obter rapidamente um acesso venoso, pode-se utilizar um cateter intraósseo (IO) para acessar o esterno, as pernas, os braços ou a pelve, a fim de facilitar a rápida reposição de líquidos

 • Para restaurar o volume intravascular, administrar solução de lactato de Ringer, coloides (p. ex., albumina, hetamido) ou solução de cloreto de sódio a 0,9% (soro fisiológico) 

 • Se a hipovolemia for principalmente causada pela perda de sangue, o American College of Surgeons recomenda a administração de 3 mℓ de solução cristaloide para cada mililitro de perda sanguínea estimada 

• Os hemoderivados são infundidos apenas se não houver disponibilidade de alternativas, ou se a perda de sangue for significativa e rápida. 

Redistribuição de líquidos:

 O posicionamento correto do cliente ajuda na redistribuição do líquido. Recomenda-se uma posição de Trendelenburg modificada no choque hipovolêmico. A elevação das pernas promove o retorno do sangue venoso.

 Terapia farmacológica: 

Se a administração de líquidos não conseguir reverter o choque hipovolêmico, são administrados medicamentos vasoativos para evitar a insuficiência cardíaca. São também administrados medicamentos para reverter a causa da desidratação (p. ex., insulina para o diabetes melito ou acetato de desmopressina [DDAVP] para o diabetes insípido).

Manejo de enfermagem:

• Monitorar rigorosamente os clientes que correm risco de déficits de líquido (menos de 1 ano de idade [lactentes] ou pessoas com mais de 65 anos) 

• Ajudar na reposição hídrica antes da depleção do volume intravascular 

• Garantir a administração segura dos líquidos e medicamentos prescritos e documentar os efeitos alcançados

 • Reduzir o medo e a ansiedade sobre a necessidade de uma máscara para administração de oxigênio, fornecendo ao cliente explicações e tranquilização frequente

 • Monitorar e notificar imediatamente a ocorrência de sinais de complicações e efeitos do tratamento. Monitorar rigorosamente o cliente quanto à ocorrência de efeitos adversos 

 • Monitorar o cliente quanto à ocorrência de sobrecarga cardiovascular, sinais de dificuldade respiratória e edema pulmonar: pressão hemodinâmica, sinais vitais, incluindo temperatura, gasometria arterial, níveis séricos de lactato, níveis de hemoglobina e hematócrito, monitoramento da pressão intravesical e equilíbrio hídrico 

• Monitorar a ocorrência de alterações no estado respiratório: a síndrome coronariana aguda (SCA) também constitui uma complicação possível da reanimação excessiva de líquido, e pode inicialmente se manifestar com sintomas respiratórios. 

Considerações gerontológicas: 

O risco dessas complicações aumenta em clientes idosos e naqueles com doença cardíaca preexistente.

Cópia fidedigna do BRUNNER&SUDDARTH Manual de Enfermagem Médico-cirúrgica. Décima terceira edição.

QUESTÕES DE CONCURSO:

1) Assinale a alternativa que apresenta o choque caracterizado pela perfusão inadequada de órgãos, geralmente causada pela perda aguda de volume do líquido extracelular, ou seja, intravascular, com diminuição das pressões e volumes de enchimento diastólico:

a) Choque cardiogênico.

b) Choque neurogênico.

c) Choque hipovolêmico.

d) Choque obstrutivo.

e) Choque distributitvo.

RESPOSTA C

2) De acordo com a classificação do choque hipovolêmico associadao à perda sanguinea aguda, um paciente adulto com choque Classe II apresenta uma perda sanguínea:

a) menor que 500ml.

b) entre 500 e 750ml.

c) entre 750ml e 1500ml.

d) entre 1500 e 2000ml.

e) acima de 2000ml.

RESPOSTA C

Sugestão de leitura:

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolo_suporte_avancado_vida.pdf

Nesse protocolo você irá encontrar a tabela de classificação do choque hipovolêmico.

3) Um paciente com choque hipovolêmico classe I apresenta entre outros sinais e sintomas:

a) pressão arterial diminuida.

b) pressão de pulso aumentada.

c) frequência cardíaca < 100.

d) frequência respiratória entre 20 e 30rpm.

RESPOSTA C

No mesmo quadro da resposta anterior tem os sinais de cada classe.

4) Durante a triagem em uma unidade de emergência, um paciente apresenta sinais de choque hipovolêmico. Qual dos seguintes sinais seria mais indicativo dessa condição?

a) Hipotensão e taquicardia

b) Hipertensão e bradicardia.

c) Pressão arterial normal e taquicardia.

d) Temperatura elevada e respiratória diminuída.

e) Pulso irregular e saturação normal de oxigênio.

RESPOSTA  A

5) O choque hipovolêmico é uma emergência decorrente da perda de grande quantidade de líquidos e sangue. Essa situação faz com que o coração deixe de bombear sangue para o corpo, levando a problemas em vários órgãos e colocando a vida do paciente em risco. São sinais e sintomas do choque hipovolêmico. Assinale a correta:

a) Possível perda de consciência.

b) Pele fria e pegajosa.

c) Frio acompanhado de tremores.

d) Respiração curta, rápida e irregular.

e) Todas estão corretas.

RESPOSTA E

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Choque hipovolêmico

 O choque hipovolêmico, que é o tipo mais comum, caracteriza-se por volume intravascular diminuído. Pode ser causado por perdas hídricas int...